25 de abril de 2022

|

por: mokayama

|

Categorias: dica de estudo

Estudo…por quê e para quê????

Lembrando da época da escola , sempre associamos o estudo com uma situação de desagrado e masoquismo, em que somos desde a mais tenra idade obrigados a absorver uma série de informações que em princípio nos alienam de nosso universo lúdico….
O estudo da música é uma oportunidade de expurgarmos este carma negativo em relação à disciplina, pois estamos alcançando , através da prática, os resultados que tanto almejamos na música. Em qualquer prática encontramos essa linha tênue entre a curiosidade infantil batendo de frente com a rigidez característica(em tese) do mundo adulto….
Robert Fripp lembrou que no início de seus estudos de música não conseguia tocar “ Noite Feliz”, no tempo e afinação correta.O empenho de tocar e vencer barreiras o tornou um ser humano melhor.

Bukowski, o Santo Padroeiro dos largados, costumava afirmar que a arte depende da disciplina e, logo após seus trabalhos burocráticos no correio, costumava sentar-se religiosamante na máquina de escrever e esculpir seus textos. Analisando a obra de Salvador Dali ou Andy Wharoll, conseguimos enxergar claramente um domínio técnico e apurado junto a uma exploração infantil que os levava a lugares únicos na expressão humana.
De qualquer forma, aí vão algumas dicas de estudo e matérias que, somadas com a postura psicológica acima citada darão resultados surpreendentes para a evolução musical:

1) tocar sempre com metrônomo explorando e respeitando a rítmica.

2) Disciplina! Manter a regularidade no estudo, praticar diariamente, mesmo que por períodos curtos.

3) Som limpo! A distorção esconde erros de técnica (se possível, toque no violão)

4) praticar em todos os tons, para não virar o campeão do G e C

5) priorizar repertório, para não ficar só tocando trechos e frases sem forma alguma

6) usar um espelho para sacar posturas de mão não orgânicas (dica de músicos clássicos e do Wander Taffo

7)Divertir-se!!!

Oka
,