Ascensão da Inteligência Artificial generativa
Caminha-se a passos MUITO lentos para conseguir resultados interessantes e com um esforço um esforço sobrenatural pra manter o hype e o ânimo.
Custa uma verdadeira fortuna treinar um modelo de LLM, mas não vemos um resultado tangível, finalmente monitizado.
Por trás do hype existem diversas críticas severas aos LLM, porque:
1 – Não são autônomos e nem as respostas são confiáveis: precisam de uma validação humana para as tarefas que entregam, por mais simples que sejam!
2 – LLMs alucinam: dependendo da questão, viajam na resposta ou produzem respostas nada a ver.
3 – Parte dos dados que alimentam os LLMs são dados protegidos por direitos autorais. Logo, as respostas geradas por um LLM que envolvem a utilização de dados protegidos por direitos autorais estão fazendo com que os donos dos dados processem a OpenAI por uso não permitido dos seus dados para gerar respostas. Um caso famoso que já está na justiça é do New York Times. Evidentemente que, em se gerando jurisprudências positivas (os donos dos dados ganham o caso), vai ter uma fila de proprietários de dados processando a OpenAI pelo mesmo motivo, e vai ser uma sangria de dinheiro. Ou seja, quando uma LLM gera uma música, uma imagem, uma dissertação, etc, se a mesma contiver elementos de outras obras já protegidas, é passivel de processo dependendo do grau de utilização da obra protegida.